quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A Gloria das duas Alianças

 Vejamos 4 pontos a qual Paulo fala sobre as diferenças entre a Antiga e a Nova Aliança



1. Tabuas de Pedra e Tabuas de Carne


     A Velha Aliança foi escrita em pedras, pelo dedo de Deus e era externa. A Nova Aliança é escrita em tabuas de carne, ou seja, nossos corações, não escrito, mas enxertado em nós pelo Espírito Santo.
Deus muda a lei de pedra (coração de pedra) pela lei do espírito (coração de carne), nova lei esta que nos capacita a obedecer.



2. Ministério da morte e Ministério do Espírito

      O pecado existe por causa da lei, sem lei não existe pecado.A lei é inflexível, ou seja, não inocenta e culpa (Ex 34.7), ela exige perfeita obediência e pronuncia a sentença de morte para aquele que a desobedecer.
      Já ouvimos a expressão “a letra mata”. Ela mata quando utilizada de forma errônea, ou seja, quando a torna uma regra de auto-retidão do individuo (Rm 3.20; 10-14) esse é o ministério da morte.
      O ministério do Espírito se da pelo perdão dos pecados, pois Cristo, crucificado em nosso lugar carregou nossos pecados, tomando para si nossa maldição (Gl 3.13), rasgando assim o véu do templo(Mt 27.51; Mc 15.38; Lc 23.45),encerrando a Antiga Aliança e iniciando a Nova Aliança.


3. Ministério da Condenação e Ministério da justiça

   O problema em si não é a lei, pois ela é santa, justa, boa e espiritual, mas o homem fraco e doente não a guarda, assim a lei o condena a morte, pois a transgressão de um só ponto da lei, ele é condenado. A lei não remove pecado de ninguém. Ela exige que sejamos perfeitos. Davi meditava na lei do Senhor e o guardava em seu coração (Sl 1.2; 119.11), mas pecou, era fraco como todo o homem (Obs: ele se arrependeu de seus pecados e Deus o perdoou) . Mas ao estabelecer o ministério de justiça, Cristo paga nosso divida (padecendo seu corpo em nosso lugar) fazendo assim com que aquele que permanecer nele livre da condenação da morte está (Rm 8.1)


4. Desvanecer e Permanente

    A Antiga Aliança era transitória, era como uma lanterna que lhe ajudar a seguir ou achar um caminho. O brilho no rosto de Moises, coberto por um véu, ao longo do tempo passou.A Nova Aliança e permanece eterna, pois esta refletida em Cristo, que não acabou com sua vida entre nós ou em sua ascensão aos céus, mas é apenas o inicio e não tem fim.


Bibliografia


Lopes, Hernandes. D – “2 Corintios , triunfo de um homem de Deus diante da dificuldades” .  SP. Ed. Hagnos. 2008


Novo Testamento King James